O que é Terapia com Biofeedback?



Biofeedback


O que é Terapia com Biofeedback?

Biofeedback é um aparelho que capta alguns sinais corporais relacionados a respostas emocionais e os transforma em imagens gráficas visualizadas no computador.
Ele é um complemento à psicoterapia ou ao gerenciamento de estresse, sendo não invasivo, que possibilita aos pacientes maior controle sobre as reações corporais, como tensão muscular ou frequência cardíaca, por exemplo.
As técnicas utilizadas durante a sessão com o biofeedback, interferem diretamente na reação corporal do paciente, facilitando o rompimento do ciclo de estresse. São utilizadas para ajudar em uma variedade de condições, como dor crônica, ansiedade, estresse crônico, entre outros. Por meio da terapia com biofeedback é possível ficar mais consciente aos sinais do próprio corpo, permitindo um autocontrole sobre as reações aos estímulos estressantes. Com isso, esta técnica fornece respaldo para que o paciente consiga gerenciar os próprios sintomas e emoções, beneficiando a saúde física e mental do paciente.

Como funciona a Terapia com Biofeedback?

A terapia com biofeedback é realizada por meio da colocação de eletrodos nas mãos dos pacientes, que captam o nível de tensão e o transmite para o aparelho de Biofeedback. Este, por sua vez, transforma estas informações em imagens gráficas.
Por meio desta técnica é possível identificar as respostas ao estresse à medida que elas acontecem no monitor e, em seguida, receber um feedback imediato. Desta forma é possível aprender técnicas de relaxamento que podem ajudar a regular as diferentes reações corporais e emocionais.

Quais são as aplicações da Terapia com Biofeedback?

O biofeedback tem sido usado para ajudar no tratamento de uma variedade de distúrbios, principalmente àqueles relacionados ao estresse. As principais aplicações são:
  • Tratamento de dores de cabeça e enxaquecas;
  • Controle da pressão arterial alta e baixa;
  • Alívio de distúrbios digestivos, como síndrome do intestino irritável;
  • Controle das reações físicas ao estresse ou ansiedade;
  • Depressão;
  • Distúrbio do déficit de atenção;
  • Transtorno de estresse pós-traumático.


  • Como é feita a Terapia com Biofeedback?

    A terapia com biofeedback mede algumas reações corporais do estresse como temperatura, sudorese e batimentos cardíacos, por meio de eletrodos colocados na mão do paciente. Esta ação permite captar o nível de tensão da pessoa, o transmitindo para o aparelho de biofeedback que transforma as informações em imagens gráficas enviando-as ao computador para assim, serem visualizadas em forma de gráfico e animações com jogos.
    A partir desta identificação são ensinadas técnicas de autocontrole que interferem diretamente na reação corporal, quebrando o ciclo de estresse. Diferentes exercícios de relaxamento são utilizados durante a terapia de biofeedback:
  • Respiração profunda;
  • Relaxamento muscular;
  • Imagens guiadas, que possibilitam focar em uma imagem específica com o objetivo de relaxar a mente;
  • Meditação mindfulness.


  • Quais são os benefícios da Terapia com Biofeedback?

    Ao reconhecer os sinais e sintomas físicos de estresse e ansiedade, as pessoas conseguem lidar com eles de uma maneira mais saudável, aprendendo a relaxar e proporcionando uma melhor qualidade de vida. O biofeedback é um complemento no tratamento, envolve treinamento e prática, ajuda as pessoas a desenvolver novas habilidades para lidar melhor com situações estressantes.
    Portanto, além de ajudar as pessoas a gerenciar melhor o estresse e outras condições, também pode trazer benefícios adicionais à saúde mental.

    Quantas sessões são necessárias na Terapia com Biofeedback?

    O número de sessões varia de acordo com a necessidade de cada paciente.


    Fonte: Núcleo de Stress