Você é Bonsai ou Hortelã?



Você é Bonsai ou Hortelã?

Ouvi essa pergunta de um professor de Marketing Digital (estou estudando e me aprimorando no assunto) essa semana e me chamou muito atenção o que ela significava.
Bonsai é aquela planta feita com uma técnica japonesa que permanece sempre pequena, ja o hortelã é uma planta que se você deixar no seu jardim ele cresce e toma conta de tudo.
Seguindo esse conceito, esse professor fazia uma provocação para percebermos o que mais poderíamos nos comparar.
Segundo ele, existia pessoas dentro do marketing digital que até tinha potencial para crescer, mas ficaria sempre do mesmo tamanho igual um bonsai , pois supostamente seriam pessoas que não faziam nada para expandir, pois se acomodam com o que tem e acham que era de sua natureza esta daquele tamanho.
Já as pessoas parecidas com o hortelã, são aquelas que estão o tempo todos ocupando os espaços e crescendo, pois fazia parte da natureza dessas pessoas não se acomodarem.
Comecei então a pensar nesse conceito no desenvolvimento pessoal, e faz sentido, pois realizo uma imersão de autoconhecimento chamado DL já a catorze anos e muita gente ja viveu nossa imersão.
Foi ai que comecei a pensar nessas pessoas com base no conceito acima e lembrei de muitos "bonsai" e muitos "hortelãs" que conheci ao longo desses anos.
O DL tem como missão proporcionar um profundo autoconhecimento permitindo que os participantes encontre os pontos de melhoria para assim fazerem, utilizando suas emoções primárias através da verdadeira inteligência emocional.
Ai vem a aplicação do conceito, os ganhos da imersão são inúmeros e os resultados bastante efetivos, porem, é apenas uma pontinha do iceberg chamado autoconhecimento e os “bonsai” se contentam com a melhoria adquirida na imersão, já os “hortelãs" saem do DL e buscam a melhoria contínua.
Eu apliquei o conceito no que eu faço, mas ele cabe para outras áreas também, por tanto, você pode aplica-lo na sua vida e na área profissional.
Primeiro se percebendo e descobrindo se você esta “bonsai"ou “hortelã” será um excelente exercício de autoconhecimento.
Depois use para avaliar as pessoas a sua volta, mas lembre que cada um vive a vida que escolheu, sendo assim, faça essa avaliação com respeito ao outro.
Eu prefiro estar “hortelã” e assim buscar evoluir e crescer sempre! Uma ótima semana a todos, Um grande Abraço, Marcos Mazullo Psicoterapeuta - CRT 46479 Master Practitioner em PNL e Renascedor Integrativo.